A ativista Victória Santos realiza um trabalho voltado para o processo de cura e bem-estar da comunidade negra
Victoria Santos, idealizadora do evento internacional: “Uma Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso”, que acontecerá em Salvador, Bahia, nos dias 01 e 02 de setembro de 2023, chega à capital baiana no próximo dia 21 de agosto, para acompanhar os últimos preparativos da Jornada.
É para discutir e refletir sobre temas voltados para a cura e a ancestralidade do povo negro que Victoria estará em Salvador, cuidando dos últimos detalhes para a realização da Jornada internacional, que contará com a participação do professor e filósofo, Bayo Akomolafe, do mestre em pensamento sistêmico, Orland Bishop, e do escritor e terapeuta, Resmaa Menaken.
Victoria é fundadora da BIPOC ED Coalition, que reúne 200 líderes negros e indígenas em um trabalho voltado para promover o bem-estar e a saúde. Devido à sua experiência com comunidades negras, a ativista viu a necessidade de organizar um evento que desse visibilidade às necessidades da população negra mundial, buscando soluções para diversos problemas, e ao mesmo tempo demonstrasse que os negros podem aspirar a um futuro repleto de sucesso e realizações. O objetivo é destacar que a identidade negra vai além da violência e engloba uma vasta gama de realizações.
Nesse sentido, a ativista reforça que a imprensa e as redes sociais deveriam destacar mais histórias de negros que alcançaram um futuro promissor, tornando-se exemplos de liderança. Segundo Victoria, isso contribuiria para elevar a autoestima da população negra. “O algoritmo do Instagram frequentemente exibe conteúdos relacionados à violência ao buscar temas ligados à comunidade negra. Não tenho certeza de como poderíamos alterar essa dinâmica, para que as pessoas possam ser expostas a imagens inspiradoras capazes de transformar essa realidade”, explica.
Estratégias para viver com dignidade
Victoria também é fundadora e diretora do Centro de Cura e Libertação, uma organização voltada para práticas de cura, bem-estar e justiça racial. A experiência em discutir e trabalhar em prol do bem-estar e de um futuro promissor para a população negra, fez de Victória Santos uma mulher de muitas realizações.
Ao criar organizações que priorizam o processo de cura e o bem-estar de comunidades, a ativista conseguiu conscientizar muitas pessoas sobre a importância de traçar estratégias para viver com dignidade e equidade.
Durante a sua trajetória, a ativista também realizou muitos trabalhos com a finalidade de empoderar mulheres negras. Mas desde a pandemia, Victoria tem se dedicado às questões relacionadas aos homens negros e as suas dores. “Aqui nos Estados Unidos tem muita violência perpetrada contra as pessoas pretas, que vitimam homens pretos. Tivemos a morte de George Floyd por policiais. Durante a pandemia participei de um workshop em que três homens negros falavam de suas experiências. Antes desse evento, eu nunca tinha confrontado com as dores dos homens negros”, explica.
Victoria trabalha há mais de 20 anos com o empoderamento das mulheres negras para aprender mais sobre as questões que envolvem os homens negros. “Conversei com o meu irmão sobre o tema. Fiz vários questionamentos e estabeleci conexões com ele para entender suas dores. Foi aí que percebi a dor dos homens da minha família. Percebi que todos devem se libertar de suas dores. Foi a partir dessas conversas com os homens da minha família, que notei a importância de levar essa discussão para outros lugares. Mostrar ao mundo que precisamos debater os temas ligados aos homens pretos”, conta.
E foi a partir do convite da ativista que os três homens pretos iniciaram a Jornada, neste ano de 2023, com visitas a países de três continentes, numa rota diaspórica reversa, construindo em cada país visitado um processo de fortalecimento da negritude nos continentes e no mundo. A primeira parada aconteceu no mês de junho de 2023, em Los Angeles, nos EUA. O próximo encontro com as três lideranças será realizado no Brasil, na capital da Bahia, e o último evento, que finaliza a jornada, acontecerá no país africano de Gana, em dezembro de 2023.
SERVIÇO:
O quê: Chegada, 21 de agosto, da ativista Victoria Santos para os últimos preparativos daJornada com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso
A Jornada
Quando: 01 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | para homens pretos
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comércio, Salvador – BA
Ingressos no Sympla: https://bit.ly/Jornada01-09
Quando: 02 de setembro de 2023 | das 9h às 17h | para homens e mulheres pretos
Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA
Ingressos no Sympla: https://bit.ly/Jornada02-09
Entrada Gratuita